Configurando o Debian 9

Este post serve como um guia pessoal de configuração em máquinas recém formatadas usando o Debian 9 stretch.


Qualcomm Atheros QCA6174 Debian 9

Por algum motivo maravilhoso, alguns modelos de notebooks da Dell não vêm com placas wireless reconhecidas pelos drivers genéricos usados em distribuições debian-based (Ubuntu, Debian, etc...).

A fim de conseguir usar a wi-fi da tua máquina (considerando que você também tem esse problema), deve-se baixar o drive necessário e fazê-lo ser reconhecido pelo sistema. No meu caso, eu já sei que a especificação do meu hardware wi-fi é o Qualcomm Atheros QCA6174. Este post será atualizado no futuro. Se você não sabe qual é o seu hardware, por hora, deixo esta tarefa por sua conta. Google it!

Pesquisou e conseguiu identificar seu drive? Ótimo. Os drivers genéricos não são necessariamente únicos em relação ao hardware. Na prática, a descrição de passos a seguir serve para uma família de hardwares. Se o seu não é necessariamente o Atheros QCA6174, cabe a você conseguir confirmação se ele é membro da mesma família que este. Volte ao Google e boa sorte.

Voltou e descobriu que não é da mesma família? Então não siga este tutorial. Como dito, existe pretensão de atualização deste post. No futuro o seu pode estar listado! Porém, não desista. Tente pesquisar e instalar você mesmo. Ao final, me mande um e-mail com a sequência de passos e será devidamente adicionado a este tutorial. Obrigado!

A sequência dos comandos abaixo deve ser executada em terminal com privilégios de super-usuário. Assim, comece pedindo os ditos privilégios:

su

Entre a senha criada quando você formatou a máquina. Não foi você que formatou? Tente a mesma senha do seu usuário. Ainda assim não deu certo? Ligue pra quem formatou a máquina. Adiante.

Cria-se uma pasta para receber os arquivos do driver.

mkdir -p /lib/firmware/ath10k/QCA6174/hw3.0/

Remove-se arquivos desnecessários.

rm /lib/firmware/ath10k/QCA6174/hw3.0/* 2> /dev/null

Baixando os arquivos do driver.
Arquivo 1:

wget -O /lib/firmware/ath10k/QCA6174/hw3.0/board.bin https://github.com/FireWalkerX/ath10k-firmware/blob/7e56cbb94182a2fdab110cf5bfeded8fd1d44d30/QCA6174/hw3.0/board-2.bin?raw=true

Arquivo 2:

wget -O /lib/firmware/ath10k/QCA6174/hw3.0/firmware-4.bin https://github.com/FireWalkerX/ath10k-firmware/blob/7e56cbb94182a2fdab110cf5bfeded8fd1d44d30/QCA6174/hw3.0/firmware-4.bin_WLAN.RM.2.0-00180-QCARMSWPZ-1?raw=true

Dando privilégios de execução a todos os arquivos do driver.

chmod +x /lib/firmware/ath10k/QCA6174/hw3.0/*

Retorne os privilégios de super-usuário:

exit

Pronto. Reinicia a máquina e testa a parada.

Fontes:

http://www.infocotidiano.com.br/2016/06/resolvendo-problemas-com-wireless.html#ixzz4Kp2eFMHG

https://askubuntu.com/questions/761180/wifi-doesnt-work-after-suspend-after-16-04-upgrade


Usando o SUDO

Se você, como eu, veio do Ubuntu, deve ter tentado os comandos do tutorial anterior usando o sudo na frente. Triste final quando descobriu que não existe sudo no Debian. Não desanime: ao final do tutorial você será capaz de usar o sudo no Debian.

Peça privilégios de super-usuário:

su

Instale o sudo no debian:

apt-get install sudo -y

Adicione seu usuário ao grupo de sudoers. Para tanto, é necessário acessar o arquivo que registra os usuários do grupo. É simples, não se desespere. Pra conseguir isso, você vai precisar de um editor de textos funcionando no terminal. Eu aconselho o vim. Pra instalá-lo, basta digitar apt-get install vim.

Abra o arquivo sudoers dentro da pasta /etc/ usando o vim:

vim /etc/sudoers

Usando as setas do teclado, procure pela seguinte linha do arquivo:

O vim tem proteção contra "acidentes" e não permite que você simplesmente comece a editar o arquivo do nada. Para entrar no ambiente de inserção(onde é possível editar as coisas), você só precisar apertar  a tecla no seu teclado (i de insert). Aperte i. Logo abaixo da linha root ALL=(ALL:ALL) ALL, dê um enter e digite a linha abaixo. Onde tem <tab>, leia-se: aperte a tecla TAB do seu teclado. Troque <seu-usuário> pelo usuário que você costuma usar normalmente:

<seu-usuario><tab> ALL=(ALL:ALL) ALL

O arquivo deve ficar semelhante à imagem que segue onde <mejnour> é um dos usuários da minha máquina e deve ser o usuário que você entrou:

Você pode sair do ambiente de inserção do vim apertando <esc> no seu teclado. Aperte <esc>. Você só precisa salvar suas alterações e sair do vim pra concluir tudo. O vim tem um console próprio que aparece no canto inferior do editor quando você aperta : (a tecla dois-pontos, no seu teclado). Vá em frente e, se você não apertou <:> ainda, digite o seguinte:

:wq!

Enquanto você digitou o comando acima, deve ter visto o dito console. Dê enter. Pronto. Você deve ter saído do vim.

Devolva os privilégios:

exit

Seu usuário já tem acesso ao sudo. Não acredita? Tenta o seguinte:

sudo apt-get update

Montando HDs Externos

Terminou de formatar o computador, plugou um hd externo e viu que não funcionou? Se o HD usa exFat como o formato da partição, usa o seguinte:

sudo apt-get install exfat-fuse exfat-utils

E pronto. Pluga de novo e seja feliz.


Configurando o Teclado

Aparentemente, o Debian não vem com o padrão ABNT2 de teclado, que é o padrão que a maioria das fábricas de computadores vendidos no Brasil adota.

Eis como configurá-lo:

setxkbmap -model pc105 -layout br -variant abnt2

Softwares necessários

Atom

https://atom.io/

Spyder

Libs necessárias:
sudo apt-get -y install python3-pip
sudo pip3 install numpy scipy matplotlib pyedflib mne joblib
Spyder
sudo apt install spyder3

Dr. Racket

https://download.racket-lang.org/

NetBeans

LaTeX

sudo apt install texlive-full

    Autor: Mejnour

    Estudante do Universo.

    Um pensamento em “Configurando o Debian 9”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *